12
Abr 09

Entre as amêndoas, os ovos e os coelhinhos de chocolate, muitas vezes é esquecido o verdadeiro significado da Páscoa que, mesmo antes da ressurreição de Jesus Cristo, já era comemorada pelos povos antigos e pelos judeus para celebrar o renascimento, a passagem para uma vida nova.

 

Os ovos e coelhos da Páscoa significam, tanto nas tradições pagãs como nas religiosas, o renascimento, a fertilidade, uma nova vida que se inicia. Os primeiros cristãos trocavam entre si ovos pintados nesta quadra festiva.

 

Hoje é Domingo de Páscoa, a festa mais importante para os cristãos – ainda mais importante do que o Natal -, porque comemora o dia em que Jesus Cristo ressuscitou depois de ter morrido pregado numa cruz três dias antes por ordem do governo romano de Jerusalém, Pôncio Pilatos, incitado pelos sacerdotes judeus, que não gostavam nada de Jesus Cristo. Jesus defendia ideias que os judeus consideravam perigosas e já havia muita gente que o seguia e que dizia que ele era o filho de Deus, para os sacerdotes judeus isto era uma blasfémia e uma ameaça, e por isso queriam que Jesus Cristo morresse. A vida de Cristo e toda a história que a envolve e que deu origem à religião cristã (católica, protestante, ortodoxa…) é muito extensa. A Páscoa já era comemorada antes do tempo de Jesus. A morte e ressurreição de Cristo aconteceu em plena Páscoa hebraica, uma festa em que os judeus comemoram a fuga (êxodo) do seu povo do Egipto, rumo à Terra Prometida. Conta o Velho Testamento que Moisés, que conduzia os judeus na sua fuga, fez que o mar Vermelho se abrisse para o seu povo passar e depois se voltasse a fechar parando os perseguidores (há quem diga que a palavra Páscoa vem do hebraico pessach, que quer dizer passagem). Se andarmos ainda mais para traz no tempo chagamos à Páscoa pagã, em que a passagem do Inverno para a Primavera era celebrada pelos povos antigos em honra da fertilidade e da (maior) abundância que a nova estação trazia.

 

UMA BOA PÁSCOA PARA TODOS!

publicado por andreiasofias7 às 15:41

Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

27
28
30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

links
blogs SAPO